Mente Carnal
O ego humano, a vontade e o intelecto humano; autopercepção sem o Cristo; a natureza animal do homem, chamada de homem mecânico e conceito de mecanização pelo Mestre R; chamado de morador do umbral na tradição esotérica. Para o apóstolo Paulo, “a mente carnal é inimizade contra Deus; pois não é sujeita à lei de Deus, nem o pode ser”.[1]
O corpo mental foi designado para ser o cálice da Mente de Deus através do Cristo. Quando as vaidades da sabedoria mundana enchem o corpo mental, a mente carnal desloca a imagem do Cristo. Até ser acelerado, permanece o veículo para a mente carnal e é referido como o corpo mental 'inferior' - a mente mortal inferior, limitada e autolimitada - em contraste com a mente 'superior', ou a Mente do Cristo.
Quando o florescimento completo da consciência de Cristo ocorre, o corpo mental inferior pode se tornar o cálice de cristal por seu brilho vivificante. Até que a alma faça contato com a Mente de Cristo ("Que esta mente esteja em você, que também estava em Cristo Jesus",[2]), ela não tem asas de luz para voar ao Coração e à Mente de Deus, nem a capacidade de seguir a senda de discipulado sob o Cristo Cósmico e o Buda, que é o Senhor do Mundo.
Ver também
Para mais informações
Mark L. Prophet and Elizabeth Clare Prophet, The Enemy Within
For Djwal Kul’s teaching on “The Challenge of the Carnal Mind,” see Kuthumi and Djwal Kul, The Human Aura: How to Activate and Energize Your Aura and Chakras.
Sources
Mark L. Prophet and Elizabeth Clare Prophet, Saint Germain On Alchemy: Formulas for Self-Transformation.
Gautama Buddha, Pearls of Wisdom, vol. 26, no. 18, May 1, 1983.